Cidades

Cirurgia de vasectomia pelo SUS tem baixa procura em Taguatinga

postado em 31/05/2012 17:25
São 50 vagas mensais disponíveis, de acordo com a Secretaria de Saúde. No entanto, até esta quinta-feira (31/5), nenhum pedido foi feito na coordenação geral de saúde da cidade.

Para se habilitar para a cirurgia, os interessados não podem ser solteiros, devem procurar o centro de saúde mais próximo e se cadastrar. Depois disso, os casais assistem a palestra sobre planejamento familiar. A vasectomia só é feita dois meses depois.

O homem precisa ter mais de 25 anos ou dois filhos vivos e estar em sua capacidade civil plena, ou seja, ser capaz de responder pelos seus atos. Os candidatos à vasectomia devem assinar e reconhecer em cartório o termo de consentimento. É necessária também a assinatura da esposa.

A vasectomia é uma cirurgia de baixa complexidade, realizada em aproximadamente 45 minutos, com anestesia local. Não há necessidade de internação, o paciente sai do hospital no mesmo dia da cirurgia, mas é necessário repouso físico e sexual. É importante observar que depois da vasectomia, o homem continua a ter vida sexual normal. O resultado da esterilização é 100% eficaz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação