postado em 01/06/2012 18:57
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) inicia amanhã a pintura de mais uma faixa exclusiva para ônibus, e facultativa para táxis e transporte escolar, no Setor Policial Sul. O órgão informa que, na próxima semana, deverá iniciar a sinalização vertical da via, com placas indicativas. Os motoristas de carros de passeio que trafegarem pelo corredor só serão multados a partir da segunda semana de junho, quando o corredor estará funcionando. Até lá, a atuação do Detran será somente educativa, por meio de campanhas e abordagem de equipes que deverão explicar a importância e os benefícios da faixa exclusiva, por meio de fôlderes informativos. [SAIBAMAIS]Multa
Esta será a terceira faixa exclusiva implementada no DF sob a responsabilidade do Detran. A primeira delas foi a da W3 Sul, que começou a funcionar em 15 de abril, mas as atuações só passaram a ser aplicadas em 7 de maio. Em apenas uma semana de fiscalização na avenida, os agentes do Detran multaram pelo menos 280 motoristas que desrespeitaram o corredor para veículos destinados ao transporte público de passageiros. Na W3 Norte, a faixa que se estende da Quadra 701, na altura da Faculdade de Medicina do DF, até a 716, no Setor Hospitalar Norte, teve início em 15 de maio, mas os motoristas ainda não começaram a ser penalizados. Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), cerca de 450 ônibus circulam na W3 Sul diariamente, enquanto na W3 Norte esse número chega a 200. A multa aplicada a quem for pego trafegando pela faixa exclusiva é de R$ 53,21.
Os corredores exclusivos instalados na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) são administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) porque estão localizados em rodovias distritais. A criação das faixas tem como objetivo desafogar o trânsito nas principais vias do DF, especialmente nos horários de pico. O Governo do DF pretende ainda instalar corredores na Avenida Hélio Prates, em Taguatinga, no Eixo Monumental e na Estrutural.