Cidades

Bebê Miguel, que esperou um mês por vaga, reage bem à cirurgia no coração

postado em 01/06/2012 21:57

Terminou por volta das 21h desta sexta-feira (1/6) a cirurgia do bebê Miguel. A criança conseguiu uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto do Coração de Brasília para fazer uma cirurgia cardíaca, depois de um mês de espera. As primeiras informações indicam que o bebê de um mês e 18 dias reage bem aos cinco procedimentos a que foi submetido.

A criança permanece na UTI durante as próximas 48 horas, consideradas importantíssimas para avaliar o sucesso do procedimento. A previsão é que Miguel tenha que permanecer por mais um mês na UTI.

[SAIBAMAIS]Próximo ao meio-dia, o bebê Miguel deu entrada no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). Depois de vários exames, os médicos concluíram que Miguel suportaria fazer a cirurgia. "Ele subiu (para o bloco cirúrgico) por volta de 14h e a cirurgia começou mesmo entre 16h e 17h", contou Guilherme Leandro Junior, pai da criança.

O bebê tinha cinco problemas no coração. Entre o lado direito e esquerdo do coração de MIguel, havia um buraco. Uma veia do coração de Miguel não conseguia controlar o sangue. O bebê tinha pressão alta pulmonar. Os médicos fechariam também um canal que liga a aorta à artéria pulmonar. Esta via costuma se fechar sozinha nos bebês após o nascimento. A cirurgia também tinha o objetivo de reparar uma válvula do lado direito do coração.

Miguel conseguiu um leito no Instituto do Coração de Brasília depois de ter dado entrada no Hospital Regional da Asa Sul em 29/5 com problemas cadíacos. Ele foi internado, mas teve que ser transferido por falta de estrutura da instituição para atender pacientes neonatais com problemas cardíacos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação