Cidades

Estrutural terá banco e moeda próprios para estimular desenvolvimento local

Conquista é o nome da unidade monetária da futura instituição financeira, que começará a operar na próxima terça-feira

Antonio Temóteo
postado em 02/06/2012 08:00
O moradores da Estrutural terão um banco comunitário a partir da próxima terça-feira. Criada pela população local, a instituição fomentará o desenvolvimento da região administrativa por meio de empréstimos pessoais e empresariais, além de oferecer taxas de juros bem abaixo das cobradas pelo mercado. Apesar de o país ter o real como única unidade monetária oficial, uma alternativa de pagamento também será oferecida aos moradores. Conquista será a moeda social da antiga invasão e circulará nos estabelecimentos comerciais cadastrados, e terá paridade com o real, o que significa que cada conquista vale R$ 1.

A agente de desenvolvimento do Banco Comunitário da Estrutural Erica Afi Hamenoo explicou que a ideia de criar a instituição e uma moeda surgiu durante os debates realizados no Fórum de Economia Solidária que ocorreu no Distrito Federal no ano passado. A iniciativa tem o apoio do Núcleo de Economia Solidária da Universidade de São Paulo (USP), que paga uma bolsa para que Erica e Solange Almeida Batista desenvolvam o trabalho com os moradores.
Conquista é o nome da unidade monetária da futura instituição financeira, que começará a operar na próxima terça-feira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação