postado em 04/06/2012 20:35
Onze pessoas perderam a vida no primeiro fim de semana de junho, vítimas de diversos crimes em cidades do DF. Segundo o balanço preliminar da Secretaria de Estado de Segurança Publica do Distrito Federal, divulgado nesta segunda-feira (4/6), das 0h de sexta-feira (1;/6) às 23h59 do domingo (3/6) as principais causas dos óbitos foram homicídios e latrocínios. Outras três pessoas foram vítimas de roubo com restrição de liberdade, o sequestro relâmpago.[SAIBAMAIS]Os homicídios foram registrados em Planaltina-DF, Ceilândia, Samambaia, São Sebastião, Recanto das Emas, Águas Claras e Riacho Fundo II. Todas as nove vítimas eram do sexo masculino e a maioria tinha faixa etária entre 18 e 24 anos. Segundo o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Jooziel de Melo Freire, em oito dos casos registrados pela polícia, as vítimas tinham antecedentes criminais e, do total, seis estavam em liberdade provisória. "Estamos preocupados com essa questão. Tanto é que no fim de semana fizemos uma operação junto com a Subsecretaria do sistema Prisional, para que pudéssemos fiscalizar e controlar as progressões de pena", disse.
Já os latrocínios ocorreram em Brazlândia e Santa Maria. Nas três ocorrências de sequestro relâmpago, registradas em Sobradinho, Planaltina e Paranoá, os suspeitos levaram os veículos das vítimas. A que foi roubada no Paranoá foi abandonada em Cristalina (GO).
Transparência
A divulgação desse tipo de balanço, segundo a SSP, tem como objetivo fazer com que os dados, bons ou ruins, sejam transparentes à população. "O que gente quer que seja divulgado é o fato de que estão todos trabalhando, comprometidos com a busca de resultados satisfatórios para a cidade", explica o coronel.
A vantagem, ainda de acordo com ele, é que no material vai detalhado dia, hora e local onde ocorreu o crime. "Tínhamos uma linha estratégia de não divulgarmos isso, porque causa a migração (dos bandidos). Mas, gerando a migração, vamos junto com o criminoso. Assim teremos mais oportunidades de prendê-lo nessa caminhada;, destaca.
Não consumados
No período monitorado pela pasta, foram registradas oito ocorrências de tentativa de homicídio, além de duas de tentativas de latrocínio.