Cidades

Vídeos da construção de Brasília podem se perder por falta de digitalização

postado em 09/06/2012 08:10
Júlio Cazzola, filho do cinegrafista, luta por recursos para conservar a história filmada de Brasília:
Brasília nascia. A loucura de construir uma cidade no meio do mato, no centro do país, virava realidade. Poucos são os registros daquele período. Fotos até existem em número razoável, mas imagens em movimento, filmadas, são raridade. O acervo inédito e exclusivo do cinegrafista italiano Dino Cazzola veio à tona no fim do ano passado, revelando um clamor urgente pela preservação de um verdadeiro tesouro da memória brasileira.



Essa história começa logo após a Segunda Guerra Mundial. Dino vivia em uma pequena cidade ao norte da Itália, chamada Broni. Era o caçula de três irmãos, o único homem. Em meio ao horror da guerra, aos 16 anos fez amizade com pracinhas, foi acolhido por eles e pegou carona em um navio que atracou no Rio de Janeiro. Naturalizou-se brasileiro, casou com uma maranhense, com quem teve um casal de filhos, e deixou para trás o passado difícil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação