Cidades

UnB cai 14 posições em ranking das melhores universidades latino-americanas

postado em 14/06/2012 06:06
A Universidade de Brasília (UnB) caiu 14 posições ; de 11; para 25; ; em um ranking que avalia instituições latino-americanas de ensino superior. A lista foi elaborada pelo grupo britânico Quacquarelli Symonds, que produz o Top Universities, uma das principais classificações do gênero do mundo. A administração central da UnB alega que houve falhas no momento da coleta de informações com as próprias escolas, o que provocou o resultado ruim. Em 2011, o grupo fez a primeira avaliação específica para a América Latina. Este ano, a Universidade de São Paulo (USP) alcançou a primeira posição, repetindo o resultado do ano anterior.


O Brasil tem 65 universidades entre as 250 da lista, sendo oito delas entre as 20 primeiras. No ano passado, a UnB atingiu 78,2 pontos de um total de 100. Nesta edição, o desempenho foi de 71,83. A USP tirou nota máxima na avaliação do Top Universities. O ranking usa sete critérios com pesos diferentes, incluindo reputação acadêmica, número de artigos por docente e professores com doutorado.

O decano de Ensino e Graduaçãoda instituição, José Américo Soares Garcia, defende que a colocação da UnB no estudo não fere a reputação da instituição. ;Na avaliação do Ministério da Educação, que é o que nos interessa, temos classificação de excelência, com média 4 no Índice Geral de Cursos (IGC);, afirma. Ele diz ainda que, nos últimos quatro anos, a universidade cresceu em número de alunos, cursos, professores, mas também em qualidade e produção.



A justificativa para a perda de posições, para Garcia, seria um erro na produção da lista. ;Na metodologia, eles enviam um questionário que conta na pontuação final. No nosso caso, não recebemos, muito menos respondemos nada. Vamos entrar em contato com a empresa para entender o que aconteceu;, garante José Américo. O decano enfatiza que a UnB está bem colocada em quesitos como quantidade de docentes com doutorado e impacto de pesquisas na comunidade acadêmica.

Na opinião do estudante de medicina Arthur Bernardo Fernandes, 21 anos, não houve mudança significativa nos últimos 12 meses para justificar a queda. ;Não acho que faz diferença para a gente. No meu curso, talvez tenha havido até melhora;, diz. Ainda assim, ele acredita que a universidade precisa avançar em muitos aspectos e dar mais atenção às demandas dos estudantes, valorizando a avaliação dos professores feita no fim dos semestres.

Mesmo perdendo posições, a UnB é apresentada no site do grupo como uma das melhores instituições do Brasil e da América Latina, além de ser ;comprometida com a excelência da produção do conhecimento e a agenda internacional do Brasil;. Os organizadores da pesquisa também elogiam os bons resultados alcançados pelo país. De acordo com o editor do Top Universities, Danny Byrne, pelo fato de ser a economia dominante da região, era de se esperar que o país tivesse um quarto do total da lista das 250 instituições, ou seja, 62.

A proporção da presença brasileira cresce quando analisadas as 20 mais bem colocadas de acordo com o QS. ;O Brasil detém 40% dessa faixa, o que é um sinal de que tem qualidade em comparação com os seus pares regionais;, analisa Byrne. Uma das explicações é o aumento dos investimentos na área entre 2000 e 2008. ;Mas, para fazer um progresso real em um cenário internacional, há muito mais trabalho a ser feito.; Isso porque, segundo ele, o gasto e o reconhecimento das universidades brasileiras em escala global estão abaixo do esperado.

QS Latin University Ratings

Posição Universidade Pontuação
1; Universidade de São Paulo (USP) 100
2; Pontificia Universidad Católica de Chile 99,98
3; Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 97,55
4; Universidad de Chile 93,73
5; Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) 92,83
6; Universidad de los Andes ; Colômbia 90,37
7; Tecnológico de Monterrey (ITESM) México 85,81
8; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 85,41
9; Universidad de Concepción ; Chile 83,76
10; Universidad de Santiago de Chile (USACH) 82,8
11; Universidad de Buenos Aires ; Argentina 82,48
12; Universidad Nacional de Colombia 82,24
13; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 81,61
14; Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) 78,55
15; Universidade Federal de São Paulo 78,49
16; Instituto Politécnico Nacional (IPN) ; México 78,44
17; Universidade Estadual Paulista (Uesp) 77,43
18; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro 76,56
19; Instituto Tecnológico Autónomo de México (ITAM) 74,68
20; Pontificia Universidad Católica Argentina Santa

María de los Buenos Aires (UCA) ; Argentina 73,94
21; Universidad Autónoma Metropolitana (UAM) ; México 73,58
22; Universidad Nacional de Córdoba ; Argentina 72,48
23; Pontificia Universidad Javeriana ; Colombia 72,18
24; Universidad Nacional de la Plata ; Argentina 71,92
25; Universidade de Brasília (UnB) 71,83

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação