Cidades

Faixa de ônibus no Setor Policial provoca engarrafamento na W3 Sul

postado em 14/06/2012 20:44

Faixa exclusiva de ônibus da W3 Sul fica lotada em horário de pico, enquanto as outras duas ficam livres, segundo leitoresMuitos usuários do transporte público do Distrito Federal estão insatisfeitos com a faixa exclusiva para ônibus na W3 Sul e reclamam que a alternativa piorou o trânsito na região. A expectativa da implantação (em 15 de abril deste ano) era de diminuir o tempo de viagem em seis a sete minutos, mas não é isso que vem ocorrendo, segundo passageiros.

Marco de Vito mora próximo à via W3 Sul e afirma que usa o ônibus por opção, porque acredita que o transporte público colabora com o meio ambiente. Porém, para ele, o serviço prestado no DF não incentiva o cidadão a utilizá-lo. ;Os ônibus lotam a faixa. No horário de pico, ela fica parada. Eu que pegava ônibus, agora pego meu carro, já que a faixa de ônibus não flui;, relata Vito.

Uma outra usuária dos coletivos na W3, que preferiu não se identificar, afirma já ter se atrasado para muitos compromissos depois que a faixa exclusiva começou a funcionar. ;Está impossível se locomover na W3 Sul, não se chega mais na hora em nenhum lugar", reclama.



O corredor exclusivo começa no Setor de Rádio e Televisão Sul (702 Sul) e vai até o Setor Hospitalar Sul (716 Sul). É na altura da 510 Sul, sentido Setor Hospitalar, que se pode observar o maior congestionamento de ônibus que se aglomeram por volta das 18h até às 19h, todos os dias, em uma fila que chega à 716 Sul, de acordo com relato de passageiros. O engarrafamento de coletivos nesse horário de pico pode chegar a quase 3 km de extensão.

Vito contou à reportagem que enquanto o fluxo fica parado alguns motoristas chegam a sair dos veículos. "Eles descem do ônibus para fumar um cigarro", diz. As reclamações da população vão desde a demora para voltar para casa até consequências mais graves, como a perda de um voo ou mesmo não conseguir chegar ao Setor Hospitalar.

Outro lado

Para Lúcio Lima, diretor técnico de Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), o problema na W3 Sul começou depois que foi implantada a faixa exclusiva no Setor Policial Sul, há 11 dias. Lima sugere que duas hipóteses podem estar causando esse engarrafamento. "Ou a população ainda não se adaptou, ou houve erro de cáculos por parte do DFTrans, que terão que ser ajustados. No primeiro momento não pensamos em abandonar o uso da faixa, mas fazer os ajuste para melhorar o uso".

O diretor lembrou que a faixa colocada nas Estradas Parque Núcleo Bandeirantes (EPNB) também causou problemas nos primeiro dias. "No entanto, o trânsito agora parece estar normalizado", afirma.

Nesta quarta-feira (13/6), o órgão conversou com engenheiros do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF ) e afirmou que vão ser encontradas soluções para resolver o problema. O local próximo ao Setor Hospitalar ainda possui o desvio das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o que também contribui para agravar o trânsito.

Multas

[SAIBAMAIS]Cerca de 450 ônibus circulam pela W3 Sul diariamente, segundo o DFTrans. A pista da direita da via deve ser utilizada apenas por ônibus, táxis e veículos escolares. Os coletivos que invadirem as outras duas faixas estão sujeitos à punição, com multa de R$ 85,13, além de quatro pontos na carteira.

Os carros só podem cruzar o lado direito da via para ter acesso às quadras onde a faixa não for contínua. A multa para os condutores que invadirem a faixa é de R$ 53,21, mais três pontos na carteira.

As faixas exclusivas já foram implementadas na EPNB, nas Estradas Parque Taguatinga (EPTG), na W3 Sul e Norte e no Setor Polical Sul. O Governo do DF pretende instalar corredores na Avenida Hélio Prates, em Taguatinga, no Eixo Monumental e na Estrutural.

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