Luiz Calcagno
postado em 18/06/2012 07:11
O Governo do Distrito Federal vive um impasse com os donos de carros. Na intenção de priorizar o sistema de transporte público e convencer motoristas a deixarem o veículo em casa, em cinco meses, criou faixas exclusivas para ônibus em cinco vias de grande movimento. Ainda estuda levar a medida a mais quatro avenidas (veja quadro). No entanto, com os mesmos ônibus e os mesmos problemas do sistema, quem usa automóvel para ir ao trabalho diariamente não se sentiu convidado a mudar de hábito. Com isso, os usuários de coletivos contam com maior fluidez em alguns trechos, mas usufruem de um serviço sucateado e com constantes atrasos, enquanto motoristas enfrentam engarrafamentos ainda piores devido à dimunição de faixas.
O Correio percorreu as vias com faixa exclusiva: Estrada Parque Taguatinga (EPTG), Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), Setor Policial Sul, W3 Sul e W3 Norte. A reportagem constatou que motoristas têm respeitado a pista dos ônibus mesmo em engarrafamentos quilométricos. Poucos se arriscam a ganhar uma multa trafegando em uma faixa de rolamento proibida. Diferentemente dos primeiros dias de implementação da nova regra, os condutores disseram que garantir um espaço exclusivo a ônibus é necessário. Mas frisaram que, ainda assim, não se aventurariam pelo sistema público de transporte de Brasília.