Cidades

Transbordo de caldeira no Hran pode ter provocado vazamento no Lago Paranoá

postado em 19/06/2012 11:35



O vazamento de óleo ocorrido no Lago Paranoá, no último sábado (16/6) pode ter vindo do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Nesta manhã de terça-feira (19/6), agentes da Delegacia do Meio Ambiente (Dema) constataram vazamento de óleo em uma das caldeiras do estabelecimento de saúde. O reservatório é movido a diesel, a mesma substância encontrada no espelho d; água na noite de sábado (16).

O delegado chefe-adjunto da Dema, Richard Moreira, pretende ouvir os responsáveis pela Técnica, empresa que faz a manutenção e operação das cadeiras do hospital. Os investigadores querem esclarecer se o incidente foi causado por falha mecânica ou manual. Caso a apuração aponte culpa da empresa, os donos podem ser punidos pelo crime de dano ambiental.

Uma outra empresa trabalha na hipermeabilização do telhado do Hran. Os policiais não descartam que os produtos usados na reforma também possam ter desaguado no Lago.



O caso

[SAIBAMAIS]No último sábado, uma mancha de óleo apareceu no Lago Paranoá e causou espanto nos frequentadores de um clube nas proximidades.

A substância se dispersou pelo espelho d;água e provocou a morte de alguns animais, além de ter contaminado a grama da margem e sujado as embarcações que estavam na água. Ainda não se sabe qual o tamanho da mancha e a dimensão do dano ambiental.

A Secretaria de Saúde do DF (SES) informou em nota que já está ciente da penalidade aplicada pelo IBRAM, em razão do vazamento de óleo na caldeira do HRAN. A SES esclarece ainda que acionou imediatamente a empresa responsável pela manutenção do equipamento, que já começou a trabalhar no sentido de sanar as irregularidades constatadas.

Ainda de acordo com a SES, foram adotadas medidas preventivas, como a limpeza das galerias de água e isolamento físico das grelhas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação