Cidades

Drama de moradores de povoado goiano com doença rara será exibido na telona

Renato Alves
postado em 21/06/2012 06:46

Revelado pelo Correio há quase três anos, chegará às telas o drama de 21 moradores de um povoado goiano portadores de doença rara que deixa a pele hipersensível à luz. O documentário Sol inimigo ; O drama do povo no Recanto das Araras, será lançado no 14; Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) de Goiás Velho e, simultaneamente, em cineclubes do país, no dia 28 próximo. Produzido por professores e alunos da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, o filme de 46 minutos mostra a história da comunidade de Araras, no município de Faina. Grande parte da população do povoado, distante 500km de Brasília, tem xeroderma pigmentoso ou morreu por causa de tal enfermidade genética.



Além de mostrar o sofrimento da comunidade de Araras, o documentário também mostrará o descaso das autoridades. ;O filme é uma denúncia. Mostramos a doença, seus efeitos e, principalmente, como aquelas pessoas foram esquecidas pelo Estado;, conta Leandro Cunha, professor da PUC-GO e diretor do média-metragem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação