Jornal Correio Braziliense

Cidades

Medicamentos gratuitos para asma são distribuídos para mais de mil pessoas

Mais de mil pessoas já foram até as farmácias populares do Distrito Federal para buscar medicamentos de asma que estão sendo distribuídos gratuitamente há 15 dias. O programa Saúde Não Tem Preço, que distribuía remédios de hipertensão e diabetes desde fevereiro de 2011, passou a distribuir outros três tipos de remédios antiasmáticos desde o dia 4 de junho.

[SAIBAMAIS]Antes desses medicamentos entrarem no programa, 90% do seu valor era financiado pelo governo federal e 10% pelos pacientes. Agora, o governo paga o valor total e entrega o remédio de graça nas mãos do consumidor que apresenta um documento com foto, CPF e receita médica. Essa mudança fez com que as 750 pessoas que compravam o medicamento aumentassem em 35%, passando para mais de mil pacientes em apenas duas semanas.



No Distrito Federal, onde apenas no ano passado mais de 1,5 mil pessoas foram internadas com asma, 330 farmácias públicas e particulares distribuem os medicamentos. A cada ano 2,5 mil pessoas morrem por causa dessa doença. Com essas mudanças, o Saúde Não Tem Preço terá mais R$ 30 milhões por ano no seu orçamento, que até o momento era de R$ 830 milhões.