Cidades

Defesa Civil alerta para problemas decorrentes da seca em Brasília

postado em 25/06/2012 12:48

Brasília está entrando no período de estiagem de chuvas e com isso a seca e os problemas causados por ela começam a se acentuar. As principais ocorrências desse período são as queimadas de vegetações nativas em todo o Distrito Federal. Além disso, a população também sofre com a desidratação, causada pela falta de umidade no ar de Brasília.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Defesa Civil do DF, por meio de dados do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), criadores de gado e de outros animais queimam a vegetação para que os bichos possam se alimentar do pasto queimado. O perigo, no entanto, é que essas queimadas podem sair do controle e se tornar um incêndio florestal, segundo a Secretaria.

Ainda segundo dado do Ibram, a quantidade de fumaça emitida pelas queimadas diminuem a quantidade de chuva. Segundo estudos, com os incêndios são liberadas partículas que retardam a formação das nuvens, impedindo que elas fiquem carregadas de água. Assim, o vento as leva para outras regiões.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura deve começar a baixar ainda esta semana e as nuvens devem começar a se distanciar da capital. Com isso, a umidade relativa do ar deve cair.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerado como situação de alerta quando a umidade relativa cai para menos de 30%. De acordo com previsões do Inmet, é possível que no DF e Entorno essa umidade fique abaixo de 20% no final do mês de julho até setembro. Há também riscos da umidade marcar apenas 10% em alguns dias desse período.

[SAIBAMAIS]Impactos na saúde

Com a seca, também começam a aparecer alguns problemas de saúde. As crianças são as mais vulneraveis com as consequencias do período. As alergias e infecções virais são comuns devido a secura das mucosas nasais e garganta. Os médicos recomendam beber muita água e deixar os ambientes mais úmidos para hidratar o corpo. Colocar toalhas molhadas e baldes com água ajudam a amenizar a secura no ambiente. A utilização de vaporizador e umidificador também é uma solução.

Os especialistas também recomendam evitar a exposição ao sol, não praticar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia, não realizar trabalhos pesados e usar roupas leves, além de comer muita fruta, usar creme hidratante e protetor solar.

Os problemas para o corpo humano são a redução do metabolismo, sonolência, cansaço, mal-estar, dor de cabeça e fraqueza, queda de pressão arterial, sinusite e a proliferação de bactérias.

Para os médicos, as pessoas que tem bronquite e asma exigem atenção especial, especialmente as crianças. Eles recomendam que durante o período de seca seja feita nebulização, além de evitar o contato com lã, poeira e contato direto com animais com excesso de pelo, além de fumaça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação