postado em 25/06/2012 20:10
Um menino de sete meses morreu na madrugada desta segunda-feira (25/6) com suspeita de coqueluche. O bebê estava internado no Hospital Materno Infantil de Brasilia (Hmib), onde há cinco dias recebia medicação para tratamento de pneumonia e H1N1. Não respondendo aos medicamentos, o quadro de saúde do menino piorou até resultar na sua morte.[SAIBAMAIS]Há 23 dias, em 02/06, o bebê passou pelo Hospítal Regional de Brazlândia, onde foi diagnosticado com gripe e voltou para casa medicado. Três dias depois, a família o levou para o Hmib. Ele foi novamente diagnosticado com gripe e liberado para retornar para casa. No dia 18/6, a família retornou outra vez ao Hospital de Brazlância. Com o quadra de saúde mais grave, o menino foi transferido em 19/6 de helicóptero para o Hmib. Lá, ele ficou internado na UTI até a madrugada desta segunda-feira, dia em que faleceu.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal descarta qualquer possibilidade de surto da doença ou contaminação. Segundo informações da pasta, a coqueluche é uma doença controlada no DF, com 95% da população vacinada. O bebê que morreu neta segunda-feira veio de Águas Lindas de Goiás e não havia sido imunizado.
A vacina que previne a enfermidade é a Tríplice Bacteriana, também conhecida como DTP, que além da coqueluche age contra a difteria e o tétano.