Cidades

Segunda Clínica da Família é inaugurada em Samambaia nesta terça-feira

postado em 26/06/2012 15:30
Samambaia ganhou sua segunda Clínica da Família na manhã desta terça-feira (26/6). A unidade abriga três equipes organizadas no modelo saúde da família que vão oferecer a população das quadras próximas serviços como vacinação, acolhimento, planejamento reprodutivo, pré-natal, saúde bucal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, curativos, atendimento à doenças crônicas como hipertensão e diabetes, tuberculose e hanseníase, atividades educativas em saúde.

Na inauguração, o governador Agnelo Queiroz disse que a entrega da unidade é uma conquista importante na luta para fortalecer a atenção primaria. Segundo ele, a intenção do governo é tornar Samambaia ; que tinha uma rede precária de saúde - referência em atenção básica. ;A Clinica da Família tem 700 metros quadrados e foi construída em altíssimo nível e vamos implantar mais unidades em outras cidades do Distrito Federal;, completou.

O secretario de Saúde, Rafael Barbosa, ratificou as palavras do governador, informando que foram feitos muitos investimentos na cidade desde o inicio do governo. No local, citou, foram implantadas a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a primeira Clínica da Família do DF.

As equipes da nova Clínica da Família, situada na QS 122, conjunto 06, são formadas por médicos, dentistas e enfermeiros e, capacitados para tratar o paciente integralmente, considerando o contexto familiar e social. A Clínica funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, sendo responsável pelo atendimento básico a 10.500 moradores das Quadras 114, 116, 118, 120, 122, 320, 318. Além das consultas marcadas, será oferecida agenda aberta para problemas agudos.



As equipes podem resolver até 90% dos problemas de saúde da população assistida, encaminhando para exames e consultas especializadas, quando for necessário. Isso tudo sem descuidar das ações de prevenção de doenças e promoção da saúde. Além do atendimento na Clínica da Família, os profissionais de saúde realizarão ações nos espaços da comunidade e visitas domiciliares às pessoas que precisam desse tipo de atendimento.

A primeira unidade começou a funcionar em dezembro do ano passado na QR 523, também em Samambaia. Ainda este ano serão entregues outras unidades nas regiões do Areal, Recanto das Emas e Sobradinho. O telefone para informações da Clínica da Família é 3458-7559.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação