Cidades

Causa da morte do bebê com suspeita de coqueluche será divulgada em 15 dias

postado em 26/06/2012 21:14

O exame que vai apontar a causa da morte do bebê na última segunda-feira (25/6), com suspeita de coqueluche, foi realizado nesta terça (26/6) e o resultado deve sair em 15 dias.

Apesar do laudo ainda demorar alguns dias, a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sônia Geraldes, afirmou que a morte da criança não foi ocasionada por falha no atendimento, mas pela falta de imunização nos períodos corretos.

[SAIBAMAIS]O bebê de sete meses que morreu com suspeita de coqueluche era de Águas Lindas de Goiás e não havia sido imunizado. Segundo a família, a criança não tinha recebido as doses necessárias para a imunização devido à falta da vacina na rede pública municipal desde fevereiro deste ano.

A coqueluche é uma doença de origem bacteriana que tem os primeiros sintomas parecidos aos da gripe. Porém, no caso de coqueluche, as tosses sucessivas aumentam com o decorrer do tempo e a pessoa começa ter longos acessos de tosse.



Neste ano, foram registrados 54 ocorrências de suspeita de coqueluche, dos quais seis casos foram confirmados e tratados na rede pública. Mesmo com as ocorrências de contaminação da doença, a Secretaria de Saúde afirma que a coqueluche é uma doença controlada no DF desde 1998, com 95% da população vacinada atualmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação