Cidades

Bombeiros do DF testam novos equipamentos em simulação de incêndio

postado em 06/07/2012 18:39

Uma simulação de combate a incêndio florestal foi realizada pelo Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros no Parque Nacional de Brasília nesta sexta-feira (6/7). O exercício foi realizado para testar os 8 mil novos equipamentos adquiridos pelo grupamento.

[SAIBAMAIS]Entre as novos aquisições dos bombeiros estão equipamentos de proteção individual, como luvas, capacete, óculos e vestimentas, além de duas aeronaves do modelo Air Tractor 802A e 18 caminhões para o transporte das equipes. No total, 300 militares estão destacados para atuar em situações de combate.

A simulação, que contou com aproximadamente 80 bombeiros, testou os equipamentos em situações reais. Durante os exercícios, também foram utilizados helicópteros e brigadistas do Instituto Chico Mendes. O tenente-coronel Alexandre Albuquerque relata que a simulação serviu para a equipe saber o tempo de resposta que a corporação leva quando é acionada para um grande incêndio. "Iremos analisar e estudar quanto demora para montar uma boa estrutura, quantos militares carregamos, além da adaptação da nova ferramenta aérea com a equipe de terra", explica.



Esse foi o primeiro momento prático com as novas aquisições. "Pretendemos trabalhar uma ação para o Parque Nacional, por exemplo, no máximo em 20 minutos, desde o acionamento do incêndio, pelo telefone 193. Por isso, o treino foi positivo, rápido, porque houve interação entre helicópteros e aviões, junto à equipe terrestre", avalia.

Com a chegada da seca, o alerta com as queimadas no cerrado do Distrito Federal se intensificam. No ano passado, o Corpo de Bombeiros recebeu 3.007 ocorrências. Neste ano, até o mês de junho, foram 198. Em maio e junho de 2011, houve 526 queimadas. Nos mesmos meses deste ano, o número caiu para 127. A meta para 2012 é reduzir a área total queimada em até 30% em relação ao ano passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação