Cidades

Van da defensoria pública fará atendimentos jurídico a moradores de rua

postado em 09/07/2012 10:29
A defensoria pública do Distrito Federal começa segunda-feira (9/7) a realizar atendimentos jurídicos aos moradores de rua. A ação teve início por volta das 7h no Setor Comercial Sul. Os atendimentos acontecem em uma van, que irá rodar por outras regiões de todo o DF.

O veículo traz equipe composta por defensores públicos, psicólogos e assistentes sociais. Todos os pontos de visita da van do projeto foram mapeados por pesquisa feita pelo Núcleo Especializado de Abordagem Social em Espaços Públicos (Nuaso), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest).


[SAIBAMAIS]Segundo estudo da Fundação de Apoio à Pesquisa, em parceria com a Universidade de Brasília, o Distrito Federal tem população de rua de 2,5 mil pessoas. A maioria são homens. Do total, 38,2% habitam o Plano Piloto, sendo a maior parte na Asa Norte. Taguatinga e Ceilândia são as regiões que vêm em seguida com 20% e 9,7% respectivamente. O estudo ainda indica que 85% dessa população é dependente química.

Para o defensor público geral do Distrito Federal, Jairo Lourenço de Almeida, a intenção é que esse projeto seja referência para o país inteiro, além de conseguir atender o maior número possível da população de rua. "Precisamos disponibilizar para as pessoas em situação de rua todas as informações acerca das ações governamentais voltadas ao enfrentamento das injustiças sociais para que possamos promover a inclusão social de forma a garantir um padrão mínimo de bem-estar e a efetividade dos direitos sociais," destaca o defensor público.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação