Cidades

Existem 82 cavernas no DF, mas potencial turístico é pouco explorado

postado em 15/07/2012 08:00


Nem só de patrimônio arquitetônico e histórico vive a capital federal. Escondido em áreas de pouco destaque turístico, o conjunto de cavernas do Distrito Federal representa um tesouro natural da região. São cavidades próximas ou distantes da cidade, que guardam belos cenários pouco aproveitados pela comunidade local. Os brasilienses não sabem que têm à disposição opções entre grutas e abismos, e seguem em busca das belezas do estado vizinho, Goiás, sem perceber que, às vezes, não é preciso ir muito longe para se encontrar com a natureza.

Até hoje, 82 cavernas foram catalogadas em terras brasilienses. A maioria dessas estruturas estão localizadas no leste e no norte do DF ; regiões com predominância de formação rochosa de calcário ou dolomitos. Apesar do potencial turístico, poucas pessoas têm conhecimento dessa riqueza. Quase sempre quem visita e aproveita esses locais são espeleólogos e escaladores.



O maior complexo de cavernas do DF está na Fercal, na região de Sobradinho. Rica em calcário, a área possui 33 cavidades. Desde 1987, foi adotada como campo-escola por quem se interessa e estuda essas estruturas. No Morro da Pedreira, localizado na divisa com Goiás, está o abismo Fodifica, o maior do DF, com 49 metros de profundidade. O local também é conhecido por Morro dos Urubus, por servir de abrigo para muitas dessas aves.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação