Os servidores que pedem reajuste nos salários estão acampados no gramado central da Esplanada, ao lado da Catedral, e planejam marchar por volta das 14h até o bloco C do Ministério do Planejamento para depois descer até o Palácio do Planalto.
Nesta terça-feira (17/7), o movimento começou a criar contornos de manifestação, com cerca de 40 barracas montadas. Manifestantes chegam de ônibus, vindos de várias partes do Brasil. Nem todos estão dormindo no local. Muitas pessoas optaram por ficar em hotéis e pousadas.
Cerca de 150 pessoas já estão no local, segundo a Polícia Militar. Os policiais irão acompanhar a marcha e realizar a segurança hoje e amanhã, mas informam que só irão interditar alguma faixa se for necessário.
O diretor da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo, disse que a expectativa é que pelo menos 2,5 mil trabalhadores participem das manifestações de hoje. Ele ressaltou que o ápice do movimento acontecerá amanhã, quando são esperadas 5 mil pessoas para marcharem da Catedral até o bloco K do Ministério do Planejamento.