A partir deste sábado (21/7) a autorização para doação de órgãos está disponível por meio de formulário digital. O processo foi disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal para facilitar os procedimentos e ampliar o aproveitamento de órgãos em pacientes com morte cerebral. Até então, o formulário devia ser retirado na Central de Transplantes da Secretaria de Saúde e assinado por algum familiar do paciente.
O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, explica que o processo será mais dinâmico. ;Agora, o parente do paciente com morte cerebral vai poder tirar o formulário na internet, estando em qualquer parte do mundo. Ele pode preencher e enviar também pela internet ou por fax, agilizando o transplante de órgãos;.
O DF é o primeiro colocado no ranking nacional em transplantes de coração e o segundo no transplante de córneas. No primeiro trimestre, 60 pessoas com morte cerebral foram consideradas potenciais doadoras, mas apenas 14 puderam doar os órgãos. Em alguns casos, houve a dificuldade de encontrar os familiares a tempo para autorizar a doação.
[SAIBAMAIS] De janeiro a junho, foram feitos 272 transplantes em Brasília, sendo 199 de córneas, 47 de rim, 17 de fígado e 9 de coração. Ainda assim, 888 pacientes aguardam na fila à espera de um órgão.