postado em 28/07/2012 11:37
Amanhã (29) será um dia importante para um grupo de 50 cadeirantes e seus acompanhantes. A comissão Jovem Gente Como a Gente, de Planaltina-DF, será beneficiada pelo projeto Brasília para Todos, da Subsecretaria de Promoção dos Direitos Humanos, da Secretaria de Justiça (Sejus), com um passeio a vários pontos turísticos de Brasília, como Memorial JK, Catetinho, Museu da Memória Candanga e Torre Digital.O grupo se reunirá em frente à Igreja Santa Rita, localizada entre as Quadras 3 e 4 da Vila Buritis, em Planaltina, às 8h, com retorno previsto para às 17h.
O objetivo do projeto é levar cultura e lazer para quem tem pouco ou nenhum acesso a entretenimento, e por isso abrange crianças, idosos e pessoas com deficiência carentes do DF. Segundo o secretário de Justiça, Alírio Neto, o projeto era voltado somente para os pioneiros que construíram a capital. ;Com o sucesso da iniciativa, constatamos a necessidade de ampliar os beneficiados;, comenta.
O coordenador de Políticas Sociais da Sejus, Luiz Fiúza, é um dos organizadores do passeio e explica o significado da iniciativa. ;A maioria dessas pessoas, não só por conta da deficiência, mas também pela questão financeira, não tem como sair de casa para se divertir. Nesses casos, nós oferecemos transporte e lanche gratuitos;, diz.
História - Desde o início do projeto, em dezembro passado, a Sejus levou aproximadamente duas mil pessoas aos mais diversos pontos turísticos da capital, como o Congresso Nacional, Museu Nacional da República, Parque Nacional Água Mineral e Zoológico, entre outros. Os encontros são realizados três vezes por mês e já somam 70 passeios.
As atividades do projeto Brasília para Todos podem ser agendadas por meio do telefone 2104-1904.