Cidades

Recanto das Emas comemora aniversário de 19 anos com crescimento da região

A cidade festeja a inauguração da UPA, a conclusão das obras da Clínica da Família e a entrega do 27º Batalhão da Polícia Militar

postado em 28/07/2012 13:12
O Recanto das Emas completa hoje (28) 19 anos. Para festejar a data, a comunidade participará do corte de bolo e receberá atendimento médico e jurídico ao lado do Restaurante Comunitário. As comemorações pelo aniversário da cidade se estenderão pelo mês de agosto. (Ver programação abaixo)

Localizada a 25,8km do Plano Piloto e com 125 mil habitantes, a cidade apresenta muitos avanços nas áreas de saúde, segurança, esporte e lazer. Em 5 julho, o Governo do Distrito Federal inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região e as obras da Clínica da Família estão concluídas. O novo espaço funcionará com sete equipes Saúde da Família.

A segurança também recebeu reforço. ;Houve a entrega do 27; Batalhão da Policia Militar (BPM) e do primeiro posto de atendimento do Departamento de Trânsito (Detran/DF);, ressalta o administrador do Recanto das Emas, Sebastião Stênio Pinho. Além disso, foram instalados novos pontos de iluminação para garantir a circulação tranquila dos cidadãos. ;O Recanto das Emas teve muitas melhorias, e a iluminação pública foi a mais importante delas. Saio cedo para trabalhar e, antes, ouvia muitos relatos de pessoas que eram assaltadas nos locais escuros. Hoje, isso reduziu bastante;, comemora o morador da cidade Cleuber Ramos de Oliveira, 27 anos.

As principais vias da região receberam reparos no asfalto e, para facilitar a vida de quem trafega pelas ruas do Recanto das Emas, houve ainda a construção de estacionamentos em diversas quadras.

Esporte e lazer ; O esporte e o lazer dos moradores do Recanto das Emas também foram garantidos com a construção de cinco quadras poliesportivas, a reforma de três e a previsão de instalação de mais duas. A comunidade também pode se exercitar nos três Pontos de Encontro Comunitário (PECs) instalados recentemente, e as crianças podem se divertir em três novos parquinhos. ;Nós inauguramos o Centro Olímpico e temos diversos torneios desportivos agendados para todo ano. O local tem capacidade para atender 1,8 mil pessoas;, destaca Pinho.

Projetos sociais ; No Recanto das Emas são desenvolvidos vários projetos sociais em parceria com a administração regional. O Árvore da Vida incentiva o plantio de mudas do cerrado, e, para animar quem participa, contadores de histórias narram vários contos. Outro projeto é o Cinepraça Recanto, promovido em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A comunidade pode participar de um curso com duração de um mês e, depois do treinamento, fazer filmagens. A produção, que resulta num curta-metragem, é exibida nas praças da cidade.

História - O Recanto das Emas foi criado oficialmente em 28 de julho de 1993, por meio da Lei n; 510/1993, para atender o Programa de Assentamento do Governo do Distrito Federal. O nome da cidade originou-se de uma espécie de arbusto muito comum na região, a canela-de-ema, e também do sítio chamado Recanto, onde vivia grande quantidade de emas. A cidade é berço do Parque Ecológico e Vivencial do Recanto das Emas. Outra atração é o Monumento das Emas, localizado na entrada da cidade. O Recanto também possui como forte característica o seu comércio amplo e diversificado, o que faz com que a cidade seja responsável pela contratação de mais de 25% da mão de obra local.

Confira a programação de aniversário

28 de julho, a partir das 10h

Corte do bolo de aniversário, apresentação de catira, aferição de pressão arterial, teste de glicose e diabetes, atendimento jurídico gratuito oferecido pelo Unicesp-Recanto. Local: Próximo à praça, ao lado do Restaurante Comunitário

3 de agosto, a partir das 9h

Desfile cívico


19; Festa de Aniversário do Recanto das Emas (Faremas)

A festa está prevista para ser realizada nos dias 10,11 e 12 de agosto. A programação será divulgada no início do mês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação