Cidades

Umidade relativa do ar deve chegar a 20% e seca castiga a capital

postado em 30/07/2012 07:10
Muitos brasilienses optaram por passar o domingo à beira do lago a fim de amenizar os efeitos da estiagem

É hora de se preparar para a seca. Na semana passada, a Secretaria de Defesa Civil do Distrito Federal decretou estado de atenção. Ontem, a umidade do ar ficou em 25%, enquanto os termômetros marcavam 26;C e nenhuma nuvem era vista no céu. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as próximas 72 horas devem registrar umidade relativa do ar de cerca de 20%. Os focos de incêndio também aumentaram consideravelmente neste mês, mas o Corpo de Bombeiros está mais equipado para enfrentar as chamas da época.



A baixa umidade deve perdurar até o fim de setembro ou início outubro, de acordo com o Inmet. ;Ela é resultado de uma massa de ar seco e quente na região central, sudeste, norte e nordeste, que impede a chegada da chuva e a desloca para o oceano;, explica a meteorologista Maria das Dores de Azevedo. De acordo com ela, a previsão é feita a cada 96 horas e a tendência é de que fique mais seco. ;Esse tempo é normal. A chuva de 17 de julho amenizou um pouco a sensação de secura, mas também tivemos um pico de 17% de umidade relativa do ar;, afirma. E, segundo ela, outras quedas bruscas de umidade podem ocorrer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação