postado em 31/07/2012 14:43
O balanço criminal mostrou uma redução pela metade no número de crimes de homicídio, que passou de 12 para seis casos. Segundo os dados, todas as pessoas assassinadas eram homens e tinham mais de 32 anos. Apenas dois menores de idade estavam envolvidos. A pesquisa foi divulgada na segunda-feira (30/7), pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF).
Segundo o Diretor-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), delegado Jorge Xavier, o envolvimento das vítimas de homicídio com o uso de drogas é o grande problema. "Cerca de 70% das vítimas de homicídios dolosos ingeriram drogas antes do crime, na maioria dos casos maconha e cocaína".
Os outros crimes como tentativa de homicídio, latrocínio, tentativa de latrocínio e sequestro relâmpago permaneceram estáveis se comparados com a semana anterior.
Para o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, os índices demonstram que o Programa de Segurança Pública do Governo do Distrito Federal (GDF) Ação pela Vida tem avançado positivamente. ;Essa redução demonstra claramente que estamos no caminho certo. Todo o DF está mapeado e estamos criando estratégias para combater a criminalidade nos pontos onde o crime predomina;, enfatizou o secretário.
[SAIBAMAIS ]O destaque ficou para a região de Ceilândia que não registrou homicídios durante os sete dias do balanço. Segundo o Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Coronel Suamy Santana, o índice positivo é resultado do trabalho efetivo da polícia.