Cidades

Estudo estima que em 2030 o Distrito Federal terá 4 milhões de pessoas

Antonio Temóteo
postado em 01/08/2012 06:00
Até 2030, a população do Distrito Federal poderá ultrapassar a barreira dos 4 milhões de habitantes se um processo de industrialização para diversificar as atividades econômicas for conduzido pelo poder público e pela iniciativa privada. Mas, mesmo que não ocorram alterações na estrutura do mercado local, a tendência de crescimento significativo da sociedade brasiliense segue uma realidade, com previsão para 3,5 milhões de moradores ; segundo o último Censo, o DF tem cerca de 2,5 milhões de pessoas. Os dados são de estudo divulgado ontem pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon).

O coordenador da pesquisa, o economista Júlio Miragaya, explica que a dependência do setor público como motor de desenvolvimento da economia local se tornou uma alternativa inviável para a geração de empregos e a distribuição de renda a médio e a longo prazos. Na avaliação de Miragaya, para atender o crescimento populacional e suprir a demanda originada dos fluxos migratórios, será necessário implementar uma política de industrialização e criar infraestrutura urbana e energética para novas moradias e fábricas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação