A Polícia Federal e a Receita Federal cumpriram dez mandados de busca e apreensão contra empresas do ramo alimentício do Distrito Federal suspeitas de tentarem ludibriar o Fisco por meio de laranjas na manhã desta quinta-feira (2/8). Segundo apuração da Receita Federal, a sonegação de tributos chega a R$ 100 milhões somente nos últimos cinco anos. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do DF.
De acordo com o chefe da Divisão de Fiscalização da Delegacia da Receita Federal no DF, Adalberto Sanches, os auditores identificaram por meio de cruzamentos de dados que pelo menos quatro delas tinham uma grande movimentação financeira, mas não faziam declarações fiscais. A partir dai, os técnicos solicitaram os registros contábeis das companhias, mas encontraram resistência dos donos das firmas para o envio dos documentos.
As buscas e as apreensões de documentos também ocorreram nas residências dos sócios que estão sendo investigados. Os responsáveis poderão responder por crimes contra ordem tributária, quadrilha e uso de documento falso, cujas penas somadas chegam a 14 anos de prisão.