Morreu na tarde deste domingo (5/8) uma das vítimas do acidente que aconteceu mais cedo, por volta das 16h, no Lago Paranoá, envolvendo duas lanchas. Gustavo Célio de Oliveira Fonseca, 27 anos, teve traumatismo craniano e foi confirmado morto por um médico do Hospital de Base de Brasília, para onde todas as vítimas do acidente foram encaminhadas.
Segundo informações do hospital, cinco pessoas que estavam nas lanchas no momento em que elas colidiram ainda estão sendo atendidas, ao menos uma está em estado grave e corre risco de morte. De acordo com testemunhas, nove pessoas estavam nas embarcações, três em uma e seis em outra.
De acordo com a equipe médica, Gustavo deu entrada na emergência em estado muito grave. Vários parentes e amigos foram ao hospital para acompanhar o estado de saúde das vítimas, alguns, ainda com roupa de banho. Ao receberem a notícia do falecimento de Gustavo, familiares passaram mal e, muito nervosos, preferiram não conversar com a imprensa.
A 10; Delegacia de Polícia, Lago Sul, que investiga o caso, já está ouvindo um dos condutores, o outro, segundo os policiais, está a caminho da DP e deve ser ouvido ainda hoje. Nesta segunda-feira será iniciado o trabalho de perícia nas embarcações.
Entenda o caso
As lanchas Dudu2 e Dose Dupla estavam perto da Barragem do Paranoá, a aproximadamente um quilômetro da Ermida Dom Bosco, quando a lancha Dudu2 tentou fazer uma curva e passou por cima da outra. Suzane Fernandes, de 26 anos, foi arremessada no momento do acidente e socorrida por uma terceira lancha que passava no local. Ela foi levada para o Pelotão Lacustre, instalado ao lado da Ponte das Garças.
Devido ao acidente, a Dudu2 teve uma pane e ficou à deriva. A lancha Dose Dupla levou os feridos até a Ermida, onde uma ambulância do Corpo de Bombeiros estava de plantão, acompanhando as comemorações do aniversário do Lago Sul.
As vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Base e outras três unidades táticas de emergência do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local para prestar socorro.
Os passageiros confirmados até o momento são:
Gustavo Célio Oliveira Fonseca, 27 anos
Júlio Torres Ribeiro Neto, 25 anos
Rafaella Alcântara de Andrade, 21 anos
Marina Panciera, 25 anos
Susana Barbes Fernandes, 26 anos
Eduardo Haddad, 45 anos
Raiane Sales Veras, 22 anos
Messias Marra de Castro, 54 anos
Messias Marra de Castro Junior, 33 anos
Rhaydena Fernandes Barbosa de Freitas, 25 anos
Ellen Cristhina, 29 anos
Acidentes<--[if gte mso 9]>
Em maio de 2011, o barco Imagination afundou no Lago Paranoá durante uma festa, matando nove pessoas. O acidente foi o naufrágio de maior repercussão de Brasília e o processo que investiga o caso ainda não foi concluído. Exatamente um ano antes, em 22 de maio de 2010, as irmãs Juliana Queiroz de Lira e Liliane Queiroz de Lira, morreram afogadas em outro acidente com lancha. O condutor da embarcação, José da Rocha Junior, foi condenado a dois anos e 15 dias por conduta irresponsável. A lancha que comportava cinco passageiros e o condutor levava dez passageiros e o piloto.