Renato Alves
postado em 07/08/2012 14:08
O Ministério Público e a Polícia Militar de Goiás deflagraram no início da manhã desta terça-feira (7/8) a Operação La Plata, contra desvio de dinheiro público em Anápolis (GO), a 150km de Brasília e 55 km de Goiânia (GO). No entanto, a ação não é um desdobramento da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que em fevereiro prendeu o bicheiro Carlinhos Cachoeira e resultou no indiciamento dele e de outras 80 pessoas. Anápolis é a terra natal de Cachoeira e seria base de seu esquema de jogos ilegais, segundo a investigação da PF.
Na investigação da Operação La Plata, o MP goiano descobriu indícios de corrupção ativa e passiva entre outros crimes, como o desvio de verbas públicas, envolvendo servidores da prefeitura e da Câmara do município goiano, o mais rico do estado vizinho do Distrito Federal. São suspeitos ainda empresários e um funcionário do próprio MP.
[SAIBAMAIS]O MP e a Polícia Militar cumpriram, até o fim desta manhã, 21 mandados de busca e apreensão, 12 de prisão e cinco conduções coercitivas ; para prestar esclarecimentos. Os agentes apreenderam documentos, malotes e computadores.
Os detidos foram levados à sede do MP em Anápolis. Os mandados foram cumpridos na Secretaria de Meio Ambiente de Anápolis, no gabinete do presidente da Câmara e em duas empresas imobiliárias da cidade.
Os promotores responsáveis pela vão realizar uma entrevista coletiva às 14h30, para detalhar a investigação. A operação envolveu 91 pessoas, sendo 69 PMs, 15 servidores do MP, além de sete promotores de Justiça.