Cidades

Governo espera que nova frota de ônibus esteja em circulação em oito meses

postado em 09/08/2012 21:51
A Secretaria de Estado de Transporte do Distrito Federal informou que a edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Distrito Federal já trará o novo edital de licitação do novo sistema de transporte público do DF. A compra de 3 mil ônibus foi liberada na tarde desta quinta-feira (9/8) pelo Tribunal de Contas do DF, que autorizou o processiguimento do processo após suspender a licitação em maio.

"A licitação do transporte coletivo agora é uma realidade. Agora é botar a licitação na rua e correr os prazos fundamentais para que, no período mais curto possível, tenhamos os vencedores, e, com isso, as empresas ou consórcios já poderão atender os nossos prazos de renovação da frota", destacou o governador Agnelo Queiroz.

[SAIBAMAIS]O governo espera que a abertura dos envelopes com as propostas das empresas participantes ocorra em 14 de setembro. A previsão é de que a nova frota esteja nas ruas do DF até abril ; o prazo é de 180 dias a contar da assinatura do contrato com as vencedoras.

O Buriti espera que a realização da licitação promova uma mudança radical no transporte público local. Isso porque, além de renovar a frota em circulação, irá reorganização todo o sistema. Com os novos veículos, o DF passará a ser dividido em cinco áreas: Norte, Sul, Sudoeste, Centro-Oeste e Noroeste. A separação foi feita com base no faturamento das empresas e no número de passageiros de cada região. A ideia é racionalizar o uso do transporte público em cada região administrativa e entre as cidades, com a possibilidade de mais viagens por linha, de acordo com a necessidade da população.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação