A Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal, que atende os números de emergência da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, enfrentou problemas durante o dia de hoje, o que provocou lentidão nos atendimentos das ligações.
Segundo a secretaria, o problema começou às 5h30 da madrugada e se estendeu ao longo do dia. Ainda de acordo com o órgão, às 16h30 da tarde o problema já havia sido solucionado. "O sistema teve um problema no modo digital e passou a operar de maneira analógica. O atendimento ficou mais lento, mas não foi interrompido", informou a assessoria de imprensa da SSP-DF. Das 30 linhas telefônicas destinadas a receber ocorrências encaminhadas pela população, 15 teriam ficado fora do ar no período.
A SSP-DF divulgou nota às 18h30, reforçando que "não houve interrupção na prestação dos serviços". A nota informou ainda que foi mantida a capacidade de até 10 atendimentos por minuto, durante o problema com as linhas digitais.
Leia a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa que não houve interrupção na prestação de serviços da Central Integrada de Atendimento e Despacho (CIADE), responsável pelos atendimentos de emergência do 190 e 193. A CIADE passou por problemas com as linhas digitais, por volta de 5h30 da manhã, deste sábado,11, mas as ligações continuaram a ser atendidas por linhas analógicas.
Houve comprometimento do tempo de respostas, porém mantida a capacidade de até 10 atendimentos por minuto. A Central recebe uma média de nove ligações por minuto em momentos de pico, sendo que 80% dos telefonemas são chamadas não emergênciais (trotes ou pedidos de informação). A SSP/DF informa que o serviço a população permanece operando e que a população pode continuar utilizando os canais de atendimento.