Cidades

Votação popular do Orçamento Participativo define as 31 prioridades do DF

postado em 14/08/2012 14:23
A votação pela internet do Orçamento Participativo do Distrito Federal classificou as 31 prioridades das Regiões Administrativas de Brasília. A votação ocorreu de 24 de julho a 7 de agosto pela , com a participação de 17.283 votantes.

A lista de ações emergenciais foi elaborada a partir das 600 propostas eleitas pelos delegados nas plenárias realizadas nas administrações regionais. Para facilitar a organização do Orçamento Participativo (OPDF), o planejamento foi dividido em cinco fases: discussão dos problemas, priorização e execução de prioridades da comunidade até a votação pela internet.

De todas as propostas colocadas para votação, o Hospital Regional de São Sebastião liderou a opinião pública com cerca de 3,5 mil votos. Entre as cinco prioridades especiais, também está a construção da Escola de Ensino Fundamental da Quadra 501, do Sol Nascente, em Ceilândia, com 2.718 votos. Em seguida, vem a construção do Ginásio Coberto do Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia com 2.567 votos, depois o asfaltamento do trecho que liga Brazlândia a Sobradinho pela DF-220 com 2.539 e a construção de centro de saúde com pronto atendimento 24 horas no Riacho Fundo II foi eleita a quinta prioridade da população com 2.091 votos.

Samambaia foi a região administrativa com o maior número de votos, com o total de 2.550 participantes. Ceilândia, com 1.762 aparece em segundo; seguida pelo Plano Piloto, que registrou 1.556 votos; Brazlândia, 1.188; São Sebastião; 862; Águas Claras, 841; Itapoã, 787; Taguatinga, 669; Paranoá, 618 e Riacho Fundo II, 547.



[SAIBAMAIS] Segundo o secretário da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, a Casa Civil e a Secretaria de Planejamento estão fazendo uma matriz com as prioridades elencadas pelas demais secretarias e administrações regionais com o cruzamento das ações definidas no Orçamento Participativo. ;Muitas das questões apontadas pela população já estarão inseridas no orçamento. Isso ocorre porque são olhares comuns do governo e da população pelo interesse público e pelo bem de todos;, afirmou Swedenberger.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação