Jornal Correio Braziliense

Cidades

Hospital de Taguatinga cria central para agilizar marcações de cirurgias

Uma Central de Marcação de Cirurgias (CMC) foi criada pela Coordenação Geral de Saúde de Taguatinga (CGST) para organizar e priorizar a lista de espera por procedimentos cirúrgicos de pacientes. As cirurgias serão marcadas de acordo com a disponibilidade de salas cirúrgicas e anestesistas.

As listas serão analisadas por um grupo de especialistas de cirurgia geral e vascular, de ortopedia, ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, mastologia e urologia.

Segundo a coordenadora-geral de Saúde de Taguatinga, Sonia Salviano, os pacientes que esperam há mais tempo terão prioridade na marcação dos procedimentos para evitar que exames pré-operatórios percam a validade. "Com a central, o paciente só fará os exames quando tiver a data da cirurgia agendada", garantiu.



[SAIBAMAIS]Nos seis primeiros meses de 2012, o Hospital Regional de Taguatinga já realizou 2.695 cirurgias. De abril a julho, a taxa de utilização de salas cirúrgicas foi ampliada em 80%. Por isso, as cirurgias com anestesia local estão sendo realizadas no centro cirúrgico ambulatorial criado em junho.