Cidades

GDF admite falha em sistema prisional e promete ampliar vagas a detentos

postado em 17/08/2012 20:23
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal anúnciou, nesta sexta-feira (17/8), que até o início de 2013 iniciará novas obras para ampliar o sistema penitenciário do DF.

Serão investidos R$ 15 milhões na construção de dois módulos no Centro de Detenção Provisória (CDP), que devem ter 400 novas vagas, e dois módulos na Penitenciária Feminina, com capacidade para mais 400 detentas.

Os novos presídios devem ficar prontos após oito meses do início das obras, que ainda não tem data definida.



O subsecretário do Sistema Penitenciário (Sesipe), Cláudio Moura Magalhães, reconheceu que há necessidade de novos presídios. ;Sabemos que o sistema carcerário hoje não é a ideal, mas estamos em uma situação muito melhor que outros Estados brasileiros. De qualquer forma, estamos trabalhando para ampliar o sistema;, avalia o subsecretário.

[SAIBAMAIS]O déficit de servidores é outro problema do sistema prisional do DF. Segundo o Magalhães, a média do DF é de um agente para cada 7,4 detentos, enquanto o Ministério da Justiça estabelece que a média ideal seja de um agente para cada cinco detentos. Está prevista a realização de um novo concurso, ainda sem data definida, para o preenchimento de 300 vagas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação