O concurso do mais belo ipê-amarelo do Distrito Federal, promovido pelo Correio Braziliense desde o início do mês, recebeu centenas de e-mails com imagens. A partir da tarde de hoje, caberá aos participantes torcerem pela vitória e aos leitores partirem para a votação. O prazo para a escolha do exemplar mais bonito é até as 18h de 24 de agosto. O resultado da disputa estará no portal do Correio no dia 26.
Os três primeiros colocados vão ser comunicados por e-mail e receberão celulares de última geração da operadora Vivo. Para o primeiro lugar está reservado um iPhone 4 8GB. No mercado, o preço do aparelho varia de R$ 999 a R$ 1.800. Ao segundo lugar, caberá um Samsung Galaxy S e, ao terceiro, um Nokia Asha 302. As imagens selecionadas integrarão uma reportagem a ser publicada no jornal impresso com os 10 exemplares mais bonitos.
Entre os locais onde os ipês-amarelos foram fotografados estão estacionamentos, entrequadras, paradas de ônibus e até cemitério. Pequenos, grandes, carregados ou despidos de flores. Diversas árvores foram capturadas pelas lentes cuidadosas dos participantes. De fotografias produzidas e tratadas a flashes despretensiosos. De ângulos de fotógrafos profissionais ao de amadores. Os estilos são variados, mas as imagens comungam a mesma linguagem poética emanada pela exuberância da árvore.
Todas as fotografias recebidas podem ser visualizadas na internet, com exceção daquelas em que os autores descumpriram os critérios de participação. Como o número de fotos enviadas foi grande, os organizadores do concurso decidiram criar várias enquetes com um número determinado de fotos, em vez de uma só com centenas de imagens. Posicionadas em um mesmo espaço, elas podem ser acessadas simultaneamente. O internauta deve escolher uma delas e, em seguida, a imagem predileta. Só é possível votar uma única vez. Além da foto, são informados o nome e o local do clique.