Cidades

Mais de 700 fotografias disputam concurso de ipê-amarelo mais belo do DF

postado em 19/08/2012 08:05
Esplanada dos Ministérios
Mais fotografados que celebridades, os ipês-amarelos do Distrito Federal e Entorno roubaram a cena como protagonistas do concurso cultural do Correio Braziliense neste mês. Das mais frondosas árvores aos jovens exemplares, ainda despidos de flores, todos foram enquadrados como obra de arte pelas lentes dos participantes. Os flashes se apagaram na última sexta-feira, com o encerramento das inscrições, e agora é tempo de votar em uma das mais de 700 imagens recebidas.
910 Sul
Desde a tarde de ontem, uma enquete dividida em nove grupos está disponível no site do jornal. Além da imagem, o internauta pode visualizar o nome do autor e o local onde foi feita a fotografia ; com exceção daquelas que não cumpriram o regulamento. Só é possível votar uma vez. O prazo para a escolha do ipê vencedor acaba às 18h do próximo dia 24 e o resultado será divulgado no portal do Correio em 26 agosto.


O prêmio para o primeiro lugar é um iPhone 4 8GB. O segundo e o terceiro colocados também receberão celulares de última geração da operadora Vivo ; um Samsung Galaxy S e um Nokia Asha 302, respectivamente. As imagens selecionadas integrarão uma reportagem a ser publicada no jornal impresso com os 10 exemplares mais bonitos.

Opção não faltou para os fotógrafos de plantão. Afinal, há cerca de 60 mil ipês-amarelos espalhados por todo o Distrito Federal. Trata-se de uma planta tombada pelo patrimônio ecológico local. Nesse caso, a árvore só pode ser retirada em casos extremos ; por exemplo, para a realização de uma obra de interesse público ou se apresentaralgum risco para a população.

Para facilitar a escolha, os organizadores do concurso decidiram criar vários grupos com um número determinado de fotos, em vez de um só com todas as imagens recebidas. Posicionados em um mesmo espaço, eles podem ser acessados simultaneamente. O internauta deve escolher um deles e, em seguida, a imagem predileta. Uma mensagem vai informar que o voto foi contabilizado e a pessoa será direcionada para outra página com a porcentagem de votos por fotografia.

Festa das cores
Os ipês são divididos por cores. Em junho, quando floresceram os de cor roxa, o Correio realizou um concurso para eleger os mais bonitos da região. Na ocasião, foram reunidas mais de 100 fotos da árvore ; e 2.966 pessoas votaram no exemplar predileto. No fim, a foto campeã foi a do funcionário público Carlos Alberto Silva, feita na 901 Sul, próximo do Parque da Cidade. A porcentagem de votos do primeiro colocado foi de 22,45%.

Nos próximos meses, virão os ipês-brancos e os ipês-rosas. Em entrevista ao Correio, a engenheira agrônoma Carmen Regina Correia, da Universidade de Brasília (UnB), contou que os de cor amarela ainda estão florescendo. Ela acredita, inclusive, que será possível vê-los por mais tempo, isto é, além de setembro.

Existem três espécies de ipês-amarelos. Uma das características dessas árvores é que, diferentemente de outras, elas estão presentes em todos os biomas brasileiros. Os primeiros exemplares foram plantados no fim da década de 1970 e início de 1980 no Eixo Norte da capital.

Concurso cultural

Votação
Até as 18h de 24 de agosto

Resultado
Divulgado no site e no jornal Correio em 26 de agosto

Vencedores
Os autores das três fotos mais votadas serão notificados para o recebimento do prêmio por
e-mail ou por telefone. O primeiro lugar receberá um iPhone 4 8GB; o segundo lugar, um Samsung Galaxy S; e o terceiro colocado, um Nokia Asha 302.
Obs.: as 10 fotos mais bonitas vão ilustrar uma matéria a ser publicada pelo jornal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação