Cidades

MPF quer que voto de professor tenha mais peso em eleição da UnB

postado em 23/08/2012 06:00
Estudantes votam em urna montada no Instituto de Ciências
As eleições para a escolha do novo reitor para o quadriênio 2012-2016 estão entre as mais conturbadas da história da Universidade de Brasília (UnB). Greve de 89 dias, protestos, ocupações e, agora, uma instabilidade jurídica marcam o pleito que definirá o próximo administrador. Apesar das dificuldades, a consulta superou a expectativa de público. Professores, alunos e servidores formaram filas para o primeiro dia de votação, mas sem saber se o peso do voto será diferenciado para cada segmento ; pela regra atual, cada categoria tem 33% de peso no processo.

A decisão depende da Justiça. Um pedido da Associação dos Docentes da UnB (AdUnB) de mudança no estilo de apuração continua em tramitação na 8; Vara Federal. Além disso, na terça-feira, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou o mesmo: que a consulta seja formal, com percentual de 70% para os professores e 15% para as outras duas categorias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação