Cidades

Internauta tem até amanhã para escolher o ipê-amarelo mais charmoso do DF

postado em 23/08/2012 06:05
Entre as espécies da árvore, a de tom amarelo é a mais predominante na região com 60 mil unidadesSexta-feira é o último dia para votar no ipê-amarelo mais bonito do Distrito Federal e do Entorno. Portanto, quem ainda não escolheu o exemplar predileto deve se apressar. O encerramento do concurso ocorre às 18h, e a enquete está disponível no site do Correio Braziliese desde sábado. No espaço, foram inseridas mais de 700 fotos da árvore, distribuídas em nove grupos distintos. Cada clique traz uma mensagem, por isso não vai ser fácil eleger o vencedor. Os três primeiros colocados receberão celulares de última geração da operadora Vivo. Além disso, as fotos escolhidas farão parte de uma matéria a ser publicada no jornal com os 10 modelos mais bonitos.

Em meio a centros urbanos ou em áreas verdes, os ipês-amarelos são um deleite dos olhos, principalmente na estiagem. Especialistas acreditam, inclusive, que a floração se prolongue até setembro.

No Planalto Central, há uma infinidade de ipês de cor amarela. Somente no Distrito Federal, são 60 mil, segundo informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Os primeiros exemplares de Brasília foram plantados no fim da década de 1970, no Eixo Norte e alguns permanecem intactos na região até hoje.

Também é possível avistar essas árvores em pontos como: canteiros centrais da Estrada Parque Península Norte (EPPN) e do Eixo Monumental, na Esplanada dos Ministérios; além do Setor Militar Urbano (SMU) e do Setor de Recreação Pública Norte (SRPN), entre o Autódromo Nelson Piquet e o Ginásio Nilson Nelson.

Arborização
Em 1976, com a extinção de grande número de espécies exóticas na cidade, a escolha de árvores a serem plantadas sofreu mudanças. Os procedimentos, no sentido de arborizar a cidade, voltaram-se para a tentativa de reproduzir espécies do cerrado, como os ipês-amarelos, uma das mais utilizadas atualmente. No Plano Piloto, especialmente, há mais de quatro milhões de árvores plantadas em uma área de 50 milhões de metros quadrados. Na prática, são 125 metros de área verde por habitante.

Engana-se quem acredita que todos os ipês-amarelos fotografados durante o concurso cultural do Correio sejam da mesma espécie. Os exemplares emoldurados pelos participantes são diferentes, segundo estudiosos. Essas particularidades, no entanto, nem sempre são perceptíveis. ;Às vezes, a variação é no tamanho da folha, outras vezes, no formato dela ou no caule da planta. Por isso, normalmente, só um botânico consegue verificar a diferença entre as árvores;, explica o professor e pesquisador da Universidade Católica de Brasilia (UCB) Genebaldo Freire Dias.

Há várias cores de ipês espalhadas no DF e adjacências, além do amarelo. É o caso do rosa e do branco, que dão flores nos últimos meses do ano


O concurso cultural do Correio Braziliense começou em 1; de agosto, com objetivo de reunir fotografias recentes de ipês-amarelos para então eleger o mais bonito do DF e do Entorno. O material foi recebido por e-mail, e cada participante tinha direito de enviar até duas imagens de sua autoria. Após o vencimento do prazo para recebimento do material ; 17 de agosto ;, foi montada uma enquete para votação. Em junho, o jornal promoveu um concurso similar. Na ocasião, a ideia era eleger o ipê-roxo mais belo. Ao todo, foram recebidas 168 fotos e mais de 3 mil pessoas participaram da enquete.

Etapas finais

Votação: até as 18h de 24 de agosto

Premiação: o primeiro colocado receberá um iPhone 4 8GB; o segundo, um Samsung Galaxy S; e o terceiro, um Nokia Asha 302. Todos os aparelhos celulares são da operadora Vivo.

Observação: os exemplares mais bem votados também integrarão uma matéria
a ser publicada pelo Correio Braziliense com as 10 árvores mais bonitas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação