Cidades

Maioria das escolas que promovem eleições para diretores têm chapa única

postado em 23/08/2012 06:03
Alunos aguardam em fila no Centro de Ensino Fundamental 1, no Núcleo Bandeirante, para participar do processo eleitoral
As novas direções das escolas públicas do Distrito Federal foram definidas ontem. Ao contrário do que ocorreu nos últimos 14 anos, quando os gestores eram escolhidos pelo governador, desta vez, pais, estudantes e servidores da Secretaria de Educação votaram, de forma direta, na opção que acreditam ser a melhor para a unidade da qual fazem parte. Os responsáveis pela comissão eleitoral central não identificaram nenhum tumulto que considerassem grave durante as eleições. Na véspera, no entanto, receberam denúncias de compra de votos com cestas básicas em Sobradinho. A fiscalização local realizou diligências para apurar a acusação contra um dos candidatos, mas não apresentou pedido de impugnação da chapa até o fim da tarde de ontem.



Além disso, as disputas registraram discussões entre candidatos e boca de urna, o que foi contornado pelas comissões locais. Das 649 escolas da rede pública, 631 abriram as urnas para receber as opiniões dos eleitores. Do total de instituições, 524 tiveram chapa única, o equivalente a 80% delas. Outras 77 mobilizaram duas candidaturas e 30, três.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação