Cidades

Campanha de vacinação antirrábica animal da área rual do DF começa sábado

postado em 23/08/2012 10:44
Cachorro sendo vacinado contra a doença
A Secretaria de Saúde promove no próximo sábado (25/8) campanha de vacinação antirrábica animal na área rural do Distrito Federal. A meta é vacinar 80% dos cerca de 30 mil cães e gatos da região. Das 9h às 17h estarão disponíveis 178 postos em 16 localidades. A campanha na área urbana só acontece em setembro, nos dias 15 e 22.

O objetivo é prevenir a raiva animal e casos de raiva humana no DF. A ação pretende imunizar todos os cães e gatos com idade superior a 3 meses.

A vacinação na área rural será realizada por meio de pontos fixos e móveis, localizados em postos de saúde, residências, escolas, comércios e outros estabelecimentos. Em cada local haverá dois ou mais vacinadores e terá o apoio de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).

A imunização de cães e gatos, segundo o médico veterinário da Diretoria de Vigilância Ambiental, Laurício Monteiro, é a única maneira de prevenir o surgimento da raiva em humanos, uma doença letal que não está erradicada no Brasil e no mundo.

Casos registrados

[SAIBAMAIS]O único caso de raiva humana registrado no Distrito Federal foi em 1978, mas foram notificados cinco casos no país em 2012. Dois foram no Maranhão, um no Ceará, um em Minas Gerais e um no Mato Grosso. Já em cães, foram registrados 31 casos ; 29 no Nordeste e dois no Sudeste ; e outros dois casos em gatos, também nas mesmas regiões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação