Cidades

Estabelecimentos devem divulgar número contra exploração sexual infantil

postado em 23/08/2012 11:01
O serviço do Disque 100, que combate o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, deve ser divulgado nos estabelecimentos comerciais a partir de agora, como hotéis, motéis, casas noturnas, bares, agências de viagem, clubes e salões de beleza.

A lei, que foi sancionada pelo governador em exercício, Tadeu Filippelli, torna obrigatório a instalação de placas em locais visíveis com o seguinte texto: "Exploração sexual de criança e adolescente é crime: Denuncie! Disque 100". A mensagem deve estar em letras maiúsculas e em três idiomas: português, inglês e espanhol.



[SAIBAMAIS]A intenção de usar várias linguagens é combater também o turismo sexual, segundo o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal, Alírio Neto. A secretaria realiza outros movimentos para informar a população e incentivar que as pessoas façam denúncias, como blitz contra a pedofilia, em que é distribuído material explicativo, e palestras nas escolas.

Aumento no número de denúncias

Os projetos estão deixando as pessoas mais alertas para os sinais de violência, segundo Alírio. Um levantamento feito pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República aponta o DF como a segunda unidade federativa que mais registra denúncias no Disque 100. A cada 100 mil habitantes, 12,95 chamadas eram registradas em 2010, ficando atrás apenas de Rio Grande do Norte onde esse número equivale a 19,31.

A violência física é o tipo mais comum contra as crianças, equivalente a 37,88% das ligações. Em segundo lugar está a violência sexual, com 28,71%, a negligência (22,99%) e a violência psicológica (10,24%).

Disque 100

A central de atendimento funciona todos os dias, 24 horas, inclusive fins de semana e feriados. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser anônima. As denúncias são recebidas, analisadas e encaminhadas para os órgãos de proteção. Ligações internacionais podem ser feitas pelo 55 (61) 3212-8400, e são cobradas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação