Cidades

Hospital Alvorada diz que bebê morto estava com sintomas de pneumonia

postado em 23/08/2012 14:37

A assessoria do Hospital Alvorada, onde uma bebê de dois meses morreu com suspeita de infecção do vírus H1N1, divulgou uma nota esclarecendo que o atendimento dado à criança foi feito com base em um quadro clínico de pneumonia broncoaspirativa e em informações passadas pela família da paciente. Segundo o documento, após exames foi confirmado que Sofia estava com pneumonia. Os esclarecimentos foram divulgados nesta quinta-feira (23/8).

Ainda segundo o hospital, a criança foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica e foi seguido os procedimentos comuns para a enfermidade. Após a constatação de febre e da piora no estado de saúde da criança, a equipe médica começou a aplicar remédios contra o vírus da H1N1.

A assessoria ressaltou que o pedido do remédio foi feito para a vigilância epidemiológica às 7h15 de quarta-feira (22). A criança faleceu às 8h15 do mesmo dia.

Leia a nota na Íntegra:

- Na admissão da criança, diante da história e do quadro clínico apresentados, a hipótese diagnóstica era de pneumonia broncoaspirativa - exames de imagem constataram a pneumonia.

- As condutas tomadas pela equipe da UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Alvorada seguem protocolos adotados por centros de referência. Uma vez diagnosticada febre e diante da piora clínica, com vistas a salvar a criança foi indicado o uso de medicação para H1N1 ; embora, desde o início, o quadro não indicasse a doença.

- A medicação foi solicitada à Vigilância Epidemiológica às 7h15 do dia 22.08. Cabe informar que há um tempo mínimo para início da ação da medicação e ela é indicada para crianças com idade inferior a 12 meses apenas em casos graves.

- Por fim, o Hospital Alvorada reitera absoluto compromisso com a transparência e aguarda o resultado que indicará a causa da morte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação