Cidades

Correio promove debates sobre os desafios de Brasília para os próximos anos

Transporte público é o primeiro tema que será discutido na série de encontros

postado em 23/08/2012 17:12
Nascida como um projeto modernista, a capital da República chega à maturidade e começa a pensar no próprio futuro. A agenda de discussões envolve temas importantes para o desenvolvimento da cidade: transporte público, habitação, educação, sustentabilidade e inovação. Todos esses pontos serão foco de uma série de cinco seminários ; que resultarão em suplementos especiais publicados no Correio Braziliense e www.correiobraziliense.com.br ; promovidos pelos veículos dos Diários Associados-DF, como TV Brasília, Aqui-DF e Clube FM. Denominada Pensar Brasília, a iniciativa vai até o fim do ano, reunindo especialistas da academia, do governo, do legislativo local e de empresas privadas para sugerir soluções para um crescimento sustentado, sem agressões ao patrimônio, à natureza e à qualidade de vida do brasiliense.

Como está às vésperas de sediar a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo de Futebol (2014), Brasília tem como desafio mais imediato melhorar o transporte coletivo da cidade. O primeiro suplemento da série Pensar Brasília, que será publicado no dia 2 de setembro, vai abordar esse tema e apresentará ao leitor as principais propostas desenvolvidas por estudiosos locais e estrangeiros, além dos técnicos e engenheiros do Governo do Distrito Federal e da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), por meio da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU). Integração, modernização da frota, expansão do metrô, veículos elétricos e trem de passageiros estão entre os temas debatidos.

Em seguida, o tema desenvolvimento econômico chega às mesas de debate, às páginas dos jornais e aos ouvintes e telespectadores. O intuito é mostrar o que o Distrito Federal precisa para aumentar seu parque industrial e comercial, elevando a renda e a quantidade de empregos ofertados na cidade.

Habitação também será um dos temas abordados. A série Pensar Brasília apontará os caminhos para uma expansão adequada da região ; e do Entorno ; e seu impacto nas novas áreas usadas para esse fim. Interligação, aumento da infra-estrutura, expansão do comércio e da rede educacional são os desafios que a capital enfrentará em um futuro próximo .

Em um momento no qual o mundo inteiro se volta para a discussão das questões ambientais, é preciso que a cidade também tenha essa preocupação. Para discutir a melhor forma de conciliar o desenvolvimento econômico e a conservação da natureza, a série Pensar Brasília traz para o centro do debate a questão da sustentabilidade. O futuro passa pela criação de projetos e planos capazes de promover um desenvolvimento sustentável da cidade.

Por fim, a série Pensar Brasília abordará um dos temas mais importantes para o desenvolvimento da cidade. Educação e inovação serão o assunto do último seminário e apontará soluções criativas que possam dinamizar a produção tecnológica da capital e, principalmente, melhorar a qualidade da educação. Exemplos de países estrangeiros, como a Córeio da Sul, já mostraram que os investimentos na educação do povo e apoio à pesquisa podem alterar positivamente toda a estrutura de cidades e países.

Além da notícia
"O projeto quer discutir temas relevantes para a capital. Vamos ouvir e trazer pessoas que conheçam os problemas da cidade, mas que, principalmente, tenham propostas para solucionar essas dificuldades", explica a responsável pelo Pensar Brasília, a superintendente de Comercialização e Marketing Publicitário do Diários Associados, Maria Valda Cesar.

O Pensar Brasília propõe um discussão muito ampla sobre o desenvolvimento da cidade. Junto dos suplementos especias, o projeto promoverá debates com especialistas da área que vão aprensentar suas propostas. "Na plateia teremos representantes sindicais, políticos e conhecedores do assunto para promovermos um evento de alto nível", ressalta Maria Valda.

Ao fim do projeto, os principais pontos debatidos serão formatados em uma revista e em um documento a ser entregue ao governador. "A ideia é movimentar esses segmentos e desenvolver propostas a serem entregues oficialmente ao GDF", salienta a superintendente.

SERVIÇO

O projeto Pensar Brasília terá cinco suplementos temáticos

Transportes: 2 de setembro;

Desenvolvimento econômico: 23 de setembro;

Moradia e Educação: 14 de outubro;

Sustentabilidade: 28 de outubro

Inovação e educação: 2 de dezembro

A TV Brasília apresentará uma série de reportagens sobre o futuro dos transportes em Brasília entre os dias 3 e 7 de setembro. Um programa de rádio será veiculado todos os dias, ao longo dos meses, pela Clube FM.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação