Cidades

Termina hoje, às 18h, a votação do ipê-amarelo mais bonito da cidade. Vote!

postado em 24/08/2012 06:09
Imagem registrada no Setor Militar Urbano: as milhares de árvores plantadas pela Novacap tornaram-se patrimônio ecológico do DF

Faltam menos de 24 horas para a eleição do ipê-amarelo mais bonito do Distrito Federal e do Entorno. O concurso cultural do Correio Braziliense, promovido no início deste mês, termina hoje, às 18h. Uma enquete está no ar desde o dia 18 no site do jornal e nela constam todas as imagens recebidas, à exceção daquelas incompatíveis com o regulamento do certame, que exige fotos deste ano e apenas duas imagens por participante. As fotografias foram distribuídas em nove galerias distintas para facilitar o processo de escolha. Basta acessar e eleger sua árvore predileta.

O resultado da disputa, com a indicação do vencedor, será divulgado no portal www.correiobraziliense.com.br e no jornal impresso de 26 de agosto (domingo), sendo que os autores das três imagens mais votadas serão notificados por e-mail para recebimento de premiações. O primeiro colocado ganhará um iPhone 4 8GB; o segundo, um Samsung Galaxy S; e o terceiro, um Nokia Asha 302. As eleitas também integrarão uma matéria a ser publicada com as 10 fotografias mais belas.

Entre os locais fotografados pelos participantes do concurso estão: Vila Buritis, em Planaltina; Setor Bancário Sul, no Plano Piloto; QNE 23, em Taguatinga; e QI 25, no Lago Sul. Foram dados cliques nos mais variados ângulos. Há fotos aéreas e outras tiradas com o tronco da árvore em primeiro plano. Alguns autores resolveram, inclusive, ousar, quando produziram imagens conceituais, como a da silhueta do ipê-amarelo, a do copo da flor e a do reflexo da árvore.

Características
Existem, no Brasil, sete espécies de ipês-amarelos nativas. Elas se diferenciam, entre outras coisas, pelo tipo da folha, pelo aspecto do caule, pela cor do tronco, pelo porte e pelo tipo da flor. Algumas estão presentes no Distrito Federal, onde há cerca de 60 mil exemplares espalhados pelo território. O diretor do Departamento de Parques e Jardins da Campanhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Rômulo Ervilha, esclareceu que a entidade atuou no plantio de três espécies específicas na cidade. Segundo ele, as árvores são especiais e podem florescer de acordo com a luminosidade, a temperatura, a altura e os nutrientes do solo, inclusive durante a seca.

Além de usado largamente no paisagismo, os ipês-amarelos possuem outras funções: a madeira extraída da árvore é utilizada na construção civil e na fabricação de móveis. A entrecasca, por sua vez, tem valor na medicina natural, uma vez que as propriedade químicas favorecem a produção de adstringentes e diuréticos.

O ipê-amarelo floresce entre julho e setembro. A mesma planta pode ter mais de uma floração durante a mesma estação, com intervalo de 10 a 15 dias. O nome científico do protagonista do concurso do Correio é Tabebuia serratifolia. ;Tabebuia;, do tupi, significa pau que não afunda, enquanto ;serratifolia; faz referência às folhas de bordas serreadas da árvore. Ele pertence à família Bignoniaceae e é conhecido popularmente também como ipê-do-cerrado e pau-d;arco. São árvores tombadas pelo patrimônio ecológico local.

Nos próximos 10 anos, cerca de mil ipês devem brotar na cidade. As mudas foram plantadas pela Novacap, muitas delas pelas mãos de integrantes do projeto Jovem Aprendiz, programa do Ministério do Trabalho e Emprego.

Além do ipê de cor amarela, há exemplares de outras cores presentes em Brasília e arredores, como é o caso do roxo, do verde e do negro. No entanto, esses dois últimos não são comumente usados na arborização de centros urbanos, embora sejam espécies nativas. Somente a capital possui algo em torno de 150 mil ipês, entre árvores e mudas.


Prêmios

Votação: até hoje às 18h

Resultado: divulgado em 26 de agosto no site e no jornal Correio Braziliense.

Observação: os exemplares mais votados também integrarão uma matéria a ser publicada pelo Correio Braziliense com as 10 árvores mais bonitas

Premiação: o primeiro colocado receberá um iPhone 4 8GB; o segundo, um Samsung Galaxy S; e o terceiro, um Nokia Asha 302. Todos os aparelhos celulares são da operadora Vivo.

Calendário da floração
Os ipês-rosas florescem de maio a agosto; os roxos, de junho a agosto; os brancos, de agosto a outubro; os verdes, de dezembro a março; e os pretos, de novembro a janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação