Operações realizadas em conjunto entre a Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), a Agência de Fiscalização (Agefis) e a Polícia Militar contra o comércio irregular terminaram com saldo de 3,7 mil produtos confiscados. Os órgãos atuaram em Taguatinga, Ceilândia e Plano Piloto, nesta quinta-feira (30). Um homem que ofendeu os agentes de fiscalização enquanto eles realizavam as apreensões acabou preso. No carro que ele conduzia havia equipamentos de som sem informação de procedência.
O caso ocorreu na QNM 25, de Ceilândia. Seops, Agefis e PM abordavam ambulantes no local, quando o acusado passou de carro e xingou os agentes. A polícia pediu para que ele parasse, mas o suspeito tentou fugir pela calçada. Alcançado, ele foi encaminhado à 15; DP (Ceilândia).
Na vistoria realizada no veículo, um Vectra rebaixado, foram encontrados 13 módulos de som e um aparelho toca-CD. O homem apresentou notas fiscais que nada tinham a ver com a mercadoria. Tudo ficou apreendido na delegacia. Ele acabou autuado em flagrante pelos crimes de desacato, desobediência, resistência e descaminho. Se condenado, poderá ficar até seis anos preso.
O suspeito foi ainda multado por irregularidades de trânsito. Duas delas no valor de R$ 574. Uma por dirigir carro rebaixado e outra por conduzir pela calçada. Outra infração, de R$ 74, foi aplicada porque ele desobedeceu a ordem do agente de trânsito de parar. Ao todo, foram registrados 13 pontos na carteira de habilitação. O veículo foi levado para o depósito do Departamento de Trânsito (Detran).
Apreensões
Durante a fiscalização em Ceilândia, na avenida Elmo Cerejo, foram recolhidos 70 produtos, entre sacos de pano, sacos de lixo e cofres. No Pistão Norte, de Taguatinga, foram mais 74 unidades da mesma mercadoria. No Pistão Sul, 144 bandejas de morango acabaram confiscadas. Na avenida Boca da Mata, foram mais 49 caixas da mesma fruta.