postado em 31/08/2012 06:35
O Bus Rapid Transit (BRT) ; corredor exclusivo para ônibus articulados ou biarticulados ; foi apontado como a solução mais viável, a curto prazo, para o sistema de transporte do Distrito Federal por representantes de empresas do setor e do governo. Eles também se mostraram a favor de um sistema multimodal, contemplando meios de transporte rodoviários e ferroviários. Já as entidades de classe e outros setores da sociedade apoiaram a ideia de aumentar a malha do metrô e trem para a mobilidade pública. Essas foram as principais conclusões do seminário Pensar Brasília, qualidade de vida ; transporte, que ocorreu na manhã de ontem no auditório do Correio Braziliense.
O seminário é parte de um projeto dos Diários Associados-DF que visa discutir o desenvolvimento da capital, os rumos que a cidade tomou após o plano original e sua situação atual no que diz respeito ao transporte, à habitação, à inovação, à sustentabilidade e ao desenvolvimento econômico. O debate, mediado pelo editor executivo do jornal, Carlos Alexandre, contou com a participação de Luiz Fernando Messina, subsecretário de Transportes do Distrito Federal; Aldo Paviani, doutor e professor emérito da Universidade de Brasília (UnB); e Otávio Cunha, presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). ;O projeto espera encontrar alternativas de solução para todos esses entraves, que sejam factíveis em um futuro não muito distante, que ajudem nosso bem-viver. Estamos otimistas de que teremos bons resultados;, discursou o vice-presidente executivo do Correio, Evaristo de Oliveira, na abertura do simpósio.