postado em 01/09/2012 13:04
O sábado e o domingo serão um desafio para os brasilienses que sofrem com o calor e o tempo seco. Com o anúncio da chegada da fase mais crítica da estiagem, a solução é abusar de líquidos e das roupas leves. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições para os próximos dias são de ocorrência de baixa umidade relativa do ar. Entre hoje e amanhã, esse índice não deve passar dos 20%. A temperatura máxima desta tarde deve ser de 29%.[SAIBAMAIS]
A diferença já é sentida com a desidratação da pele, dos lábios, dos olhos e na tosse seca. Nessa sexta-feira (31/8), a Defesa Civil do Distrito Federal soou o alarme de estado de atenção, emitido sempre que a umidade fica entre 20% e 30%. Outra avaliação será feita dentro de 48 horas para determinar se há necessidade de manter o estado de atenção. Há 76 dias não chove no DF.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal é de 60%. De acordo com a Defesa Civil, existem três protocolos para avisar a população sobre a condição da umidade relativa do ar. O primeiro, chamado de estado de atenção, é determinado quando a umidade do ar está entre 20% e 30%. O segundo, identificado por estado de alerta, indica que a umidade está entre 12% e 20% . O último e mais preocupante deles é o de emergência, anunciado quando a umidade é inferior aos 12%.
Risco para a natureza
Além de prejudicar a população, o clima seco e quente de Brasília também favorece a ocorrência de queimadas. Segundo o Corpo do Bombeiros, o número de incêndios registrados somente no mês de agosto, até a quinta-feira (27/8), chegou a 1.482.
Com informações de Isabela de Oliveira