Cidades

Candidatos à reitoria da UnB debatem hoje planos de gestão para instituição

Ivan Camargo e Márcia Abrahão, que disputam o segundo turno, participam hoje de encontro mediado pelo Correio e pela TV Brasília

postado em 06/09/2012 06:19

Ivan Camargo e Márcia Abrahão, que disputam o segundo turno, participam hoje de encontro mediado pelo Correio e pela TV Brasília

Os dois candidatos à reitoria da Universidade de Brasília (UnB) terão mais uma chance de expôr suas propostas hoje. O Correio Braziliense e a TV Brasília mediarão um debate com os professores Ivan Camargo e Márcia Abrahão, que disputam o segundo turno. O programa vai ao ar a partir da meia-noite, no canal 6 da TV aberta e no canal 18 da TV por assinatura.


Na ocasião, eles poderão discutir os planos de gestão para a instituição ; composta por 35 mil alunos, 2.500 docentes e 2.600 funcionários técnicos administrativos. Na última segunda-feira, ambos participaram de um encontro com a comunidade acadêmica do Gama. Ontem, houve um debate organizado pela Comissão Organizadora da Consulta (COC), no Câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte.

As regras do debate desta noite, também organizado pela COC, foram definidas na última terça-feira. Primeiro, os candidatos se apresentarão aos telespectadores e eleitores presentes. Depois disso, Ivan Camargo, da Faculdade de Tecnologia, e Márcia Abrahão, do Instituto de Geociências, responderão a perguntas elaboradas por profissionais do Correio e da TV Brasília. Durante o encontro, também será possível que os reitoráveis façam questionamentos entre si. Por meio de sorteio, ficou estabelecido que Márcia será a primeira a falar e Ivan terá a palavra em seguida.

O primeiro turno da eleição para a Reitoria da UnB foi realizado em 22 e 23 de agosto. Ivan Camargo ficou em primeiro lugar, com 25,21% dos votos. Marcia Abrahão conquistou 21,58% do eleitorado e foi a segunda mais votada. No total, 10 candidatos disputaram a primeira etapa, quando foram registrados 9.152 votos, sendo 1.819 de professores, 5.783 de estudantes e 1.550 de servidores. O voto não é obrigatório.

Segundo turno
As votações para o segundo turno ocorrerão na próxima semana, na terça e na quarta-feira. O resultado será divulgado no dia seguinte. Em 14 de setembro, o Conselho Universitário (Consuni) se reúne para referendar ou não a lista tríplice dos mais votados ; além de Márcia e Ivan, que disputam o segundo turno, a lista incluirá o professor Volnei Garrafa, que ficou em terceiro lugar na etapa inicial da votação.

Na semana seguinte, a lista será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) e submetida à presidente Dilma Rousseff, que confirma ou não o nome escolhido pela comunidade acadêmica ; pela tradição, o chefe do Executivo costuma referendar o nome indicado. O candidato eleito tomará posse dia 18 do mesmo mês.

Perfil dos candidatos

Márcia Abrahão
Encabeça a Chapa 80 ; O amanhã fazemos juntos ;, da qual Marcelo Bezerril participa como vice. Professora do Instituto de Geociências desde 1995, é formada em Geologia pela UnB, onde também concluiu o mestrado, em 1993, e o doutorado, em 1998. Foi decana de Ensino e Graduação até dezembro do ano passado. Também foi vice-diretora do Instituto de Geociências, no qual também atuou como subchefe do Departamento de Mineralogia e Petrologia.

Ivan Camargo
É líder da Chapa 86 ; UnB somos nós ;, que conta com Sônia Báo como candidata a vice-reitora. É professor, desde 1989, do Departamento de Engenharia Elétrica, curso que iniciou em 1978. Na Universidade de Brasília, foi decano de Ensino e Graduação de 2003 a 2005, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica entre 1996 e 1998 e chefe do Departamento de Engenharia Elétrica no período de 1991 a 1993. Especializou-se em Génie Éléctrique pelo Institut National Politechnique de Grenoble, na França.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação