Uma operação de fiscalização contra o comércio ilegal e a poluição visual apreendeu 1,7 mil produtos e 324 faixas de propaganda não autorizadas. Pelo menos 31 agentes da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), da Agência de Fiscalização (Agefis) e da Polícia Militar percorreram o Guará, Park Way, Taguatinga e Ceilândia na manhã desta quarta-feira (5/9).
Entre os materiais recolhidos estão bebidas, eletrônicos, cigarros, doces, peças de vestuário, anéis e óculos de sol, mesas, DVDs piratas, relógios, cadeiras, caixas de isopor, caixas plásticas, brinquedos, pedras de amolar, tapetes, sacos de lixo, panos de chão e alimentos.
[SAIBAMAIS]Todos os produtos foram levados para o depósito e podem ser recuperados em até 30 dias com a apresentação de nota fiscal e pagamento de multa. Os alimentos não perecíeis devem ser doados a entidades cadastradas pela Agência de Fiscalização (Agefis).
As faixas recolhidas foram levadas para uma cooperativa de reciclagem da cidade Estrutural, que deve triturar e aproveitar o material da propaganda como enchimento de estofado e adubo. Antes de afixar faixas e placas em área pública é necessário a autorização do Estado. A multa para quem descumpre esse requisito varia entre R$ 360 e R$ 1,8 mil.