Irlam Rocha Lima
postado em 07/09/2012 20:25
<--[if gte mso 9]>Terminou às 20h10 o evento que marcou a abertura do ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal. As cantoras Roberta Sá e Mariza animaram o público de cerca de três mil pessoas que compareceu ao evento, na Torre de TV.
Após a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional executar os hinos dos dois países, Roberta Sá cantou os sucessos de sua carreira como Bem a sós, Segunda pele e Samba de um minuto. Em seguida, a portuguesa Mariza se juntou a ela para cantarem, juntas, Insensatez, de tom Jobim.
A fadista Mariza continuou o show emocionando portugueses e brasileiros. E teve seu ápice na última música, cantada em homenagem a Amália Rodrigues, o fado Gente da minha terra.
O evento terminou de forma delirante, Roberta Sá e Mariza fizeram mais um dueto: Fado tropical, de Chico Buarque, e fogos de artifícios foram lançados colorindo o céu da cidade.
Mais cedo, o presidente dos Correios e Telegráfos e um representante dos correios portugueses lançaram uma série de selos comemoraticos com imagens de dois grandes poetas da língua portuguesa: Fernando Pessoa e Cruz e Sousa.
Autoridades de Portugal e do Brasil estiveram na celebração, entre elas a ministra de Cultura Anna de Holanda, o ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota, o embaixador de Portugal no Brasil Francisco Ribeiro Telles e o secretário de cultura do Distrito Federal Hamilton Pereira.